Quantidade de Páginas visitadas



Natural de Rio Claro/SP, onde nasceu a 26 de julho de 1877, o Sr. João Sampaio era filho do Sr. Joaquim Fernandes de Moraes Sampaio e de D. Maria da Glória Silveira Sampaio e era casado com D. Carlota de Moraes Barros, filha do ex-presidente Prudente de Moraes.

Em 1897, com 20 anos, bacharelou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito de São Paulo e iniciou sua carreira jurídica em Piracicaba, onde se elegeu deputado pela primeira vez, em 1907. Em Piracicaba exerceu os cargos de inspetor de Instrução Pública, delegado de Polícia e foi primeiro juiz de Paz da cidade, exercendo ainda, por várias vezes, a Promotoria Pública em caráter interino.

Como político, além de ter sido um dos mais destacados próceres do extinto Partido Republicano (PR), o Sr. João Sampaio exerceu cinco mandatos na Assembléia Legislativa do Estado, um no Senado e um na Câmara Municipal de São Paulo.

Em 1911, integrou a Comissão Revisora na Câmara dos Deputados do Estado, a Constituinte de então, formando ao lado de outros políticos importantes, entre os quais, os Srs. Pinto Ferraz, Vilaboim, Herculano Peixoto, Fontes Júnior e Sampaio Vidal. Foi líder da Maioria na Presidência de Rodrigues Alves; presidente da Comissão de Justiça e relator do projeto do Código de Processo Civil do Estado de São Paulo.

Depois de exercer a profissão de advogado em Piracicaba durante dez anos, o Sr. João Sampaio transferiu seu escritório para a cidade de São Paulo, onde militou até o fim de sua vida, constituindo-se em caso único na advocacia paulista - 72 anos de exercício profissional. De seu leito de enfermo ainda acompanhava as causas em andamento e conservou sempre energia e lucidez suficientes para orientá-las com acerto, segundo testemunho de seus assessores e colegas de profissão.

O Sr. João Sampaio ficou ainda conhecido pelo pioneirismo de suas empreitadas. Foi o fundador da Companhia Ferroviária São Paulo-Goiás e reorganizou a Companhia São Paulo-Paraná, que recebeu com apenas 29 km de linha e a deixou com 270 km em tráfego, além de estudos prontos para atingir o Salto das Sete Quedas.

Foi ainda um fundador de cidades: Garça, no Estado de São Paulo, e Londrina, no Paraná.

Faleceu no dia 19 de novembro de 1969, na capital paulista, sendo sepultado no Cemitério São Paulo.





Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito